O que é psicoterapia?

A palavra psicoterapia tem origem grega. Psyche significa mente e therapeuein curar. Trata-se de uma terapia cuja finalidade é tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos, no trabalho, entre outro.

Para quais demandas são indicada a psicoterapia?

A  psicoterapia é indicada tanto para doenças de média ou alta complexidade e duração – como na depressão, no transtorno de ansiedade generalizada, no autismo, na bipolaridade e nas dependência – quanto para queixas pontuais e causas delimitadas, superação de traumas , lutos, perdas de emprego , términos de relacionamento amoroso, valorização pessoal etc.

Há ainda quem busque um psicoterapeuta para se conhecer melhor ou até para aprimorar o desempenho na escola ou no trabalho. Mas, para que tudo isso funcione, é preciso saber eleger o profissional ideal caso a caso, primeiro conselho é verificar se aquele especialista está cadastrado e não enfrenta processos no Conselho Federal de Psicologia ou na Associação Brasileira de Psicologia. Essas entidades, e suas representantes estaduais e regionais, mantêm registros disponíveis na internet para qualquer um acessar.

Outra saída é procurar indicações com familiares ou amigos que já passaram por experiências anteriores.

Qual é o prazo para receber alta?

Mito recorrente sobre as terapias é que elas não acabam nunca e, em algumas situações, viram uma enrolação. Não procede. Para que as coisas funcionem direito, um bom e ético profissional estabelecerá um processo com início, meio e fim.

O problema é que não existe uma definição exata de quando vai ocorrer a alta, pois essa é uma questão que vai depender da conclusão das metas e da estabilização do quadro que motivou o tratamento.

 O que faz o psicoterapeuta?

A missão do profissional é auxiliar o paciente a refletir e identificar as origens de um sofrimento para, a partir daí, estabelecer as maneiras de vencê-lo.