Sim, nos influencia e muito, pois o convívio com o outro nos molda, e com o passar do tempo acabamos copiando quem faz parte do nosso ciclo social, estudos comprovam que pelo menos cinco pessoas nos influenciam diretamente, são as que estão presentes diariamente em nossa vida, elas nos influenciam sem que percebamos, exemplo: se alguém boceja ao seu lado, em pouco tempo você também estará bocejando, se convivemos com pessoas que reclamam o tempo todo, automaticamente você começará a ver o mundo sem graça, tudo vai parecer ruim, mas, se a minha convivência for com pessoas positivas, otimistas, por mais depressiva que eu seja, o meu mundo vai ficar mais colorido. 

EXERCÍCIO:  pense em cinco pessoas que você mais convive, escreva o nome delas e na frente faça um sinal se elas são mais positivas ou negativas.

 

COMO SAIR DE UMA SITUAÇÃO DE CONFLITO.

Identificar a situação de conflito, parar de reclamar, e então tentar olhar todo o quadro de fora, não estou dizendo que seria uma tarefa fácil, começar a se questionar o porquê e como resolver, pois, é necessário que se entenda que você é o único responsável pelo o que está acontecendo e que só você pode mudar, pois quando se reconhece o que é meu, e o que é do outro, passo a ter condições de levar só o que me pertence. Nem sempre é fácil conseguir ver esta situação, porém, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Quando detecto uma situação conflituosa e verifico se ela é positiva ou negativa, posso passar a trabalhar uma mudança de pensamento, necessária para seguir em frente, rumo ao que almejo, pois, é possível aprender e criar um novo jeito de pensar a seu favor, assim criando-se novas formas de enfrentar dificuldades, que possam aparecer em diversas áreas, como, no amor, na amizade, nos negócios, relacionamentos profissionais, entre outros.

 

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

 Um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

Usando a inteligência emocional, quando você detectar uma situação de conflito entrara imediatamente em ação a agilidade mental, pois assim rapidamente você sairá da situação de conflito sem se desgastar usando força física. Se você deseja desenvolver uma agilidade mental que te ajude a alcançar o seu propósito de vida, isso requer a decisão de deixar de lado suas ideias fixas.

Quando uso a inteligência emocional, o convívio com o outro passa a ser prazeroso, pois fica mais fácil entender que a raiva a rispidez é do outro, é realmente dele, e não vai me afetar.

EXERCÍCIO:  escreva três reclamações que você faz constantemente.